Você está aqui: Home / Transplante de Bonsai

Transplante de Bonsai

O transplante de um Bonsai, √© uma das opera√ß√Ķes que requer mais cuidados, tanto no que diz respeito √† sua realiza√ß√£o como aos cuidados p√≥s transplante.

Apoiado em métodos hortícolas e artísticos específicos da técnica de Bonsai, o transplante é indispensável para o saudável desenvolvimento da árvore.

Teoricamente o transplante deve ser realizado aproximadamente de dois em dois anos em plantas folhosas e de três em três para coníferas.

Os transplantes devem ser efetuados no final do inverno (em meados de setembro e outubro aqui  no Brasil), altura em que a árvore começa a despertar do estado de dormência, e começam a soltar seus primeiros brotos primaveris.
Nas espécies de origem Tropical (por ex.. Serissa, Carmona, Ficus, Calliandra), o transplante deve ser realizado nos mesmos meses.

O material necessário para o transplante é :
– Vaso com furos de drenagem;
– Redes de drenagem;
РArames de fixação;
РSolo indicado para a espécie;
РTesoura para podar a copa e tesoura para podar raízes;
РAlicate corte de Raízes (se formos cortar raízes muito grossas);
РEnraizadores para o pós transplante (opcional).

Imagem

1.¬ļ- Preparar o vaso colocando rede a tapar os furos de drenagem. Colocar arames de fixa√ß√£o. Estes fixam a planta ap√≥s transplante (durante cerca de 3 meses). √ötil para que a planta n√£o fique com as ra√≠zes expostas ao ar provocado por um vendaval ou outro processo.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

2.¬ļ- Preparar o novo solo. O ideal √© usar akadama mas como no Brasil √© dif√≠cil encontrar este material, poderemos substituir por caqueira (tijolo ou telha mo√≠da), terra e pedrisco (tudo misturado e em propor√ß√Ķes adequadas a cada esp√©cie). A akadama (ou caqueira) deve ser peneirada de forma a retirar todas as part√≠culas menores que 1mm e maiores que 6mm.

Imagem

3.¬ļ- Agora vamos preparar a √°rvore. Retirar todo o solo antigo (de prefer√™ncia com um rachi). Deve-se deixar secar ligeiramente o solo antes do transplante para facilitar a sa√≠da da terra. Se mesmo assim for dif√≠cil remover o solo, pode recorrer-se √† lavagem das ra√≠zes. Cortar cerca de um ter√ßo das mesmas. Nesta altura devemos aproveitar para analisar o estado de sa√ļde das ra√≠zes da planta. Deve-se eliminar as ra√≠zes grossas (suporte na natureza) e escuras (estragadas) e manter as fininhas, s√£o estas que alimentam o Bonsai.
Fazer a poda da copa para compensar a poda que se fez nas raízes.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

4.¬ļ- Colocar uma pequena camada do novo solo que preparamos, no fundo do vaso. Colocar a √°rvore no vaso e fixa-la com os arames. Aconchegar a planta para que o solo fique a tocar em todas as ra√≠zes, n√£o devem ficar bolsas de ar entre o solo e as ra√≠zes.

Imagem
Imagem
Imagem

Não é obrigatório trocar o vaso em cada transplante, só o devemos fazer quando após retirado o solo velho e cortadas as raízes nós percebemos que o espaço livre não vai ser suficiente para o saudável desenvolvimento até a próxima época de transplante.

Quanto mais velha √© a planta, menores v√£o sendo os ‚Äúaumentos‚ÄĚ de vaso, mas devemos respeitar sempre os intervalos de substitui√ß√£o de solo.

Em alguns casos podemos mesmo ter de optar por uma redu√ß√£o do vaso, optando por um que se enquadre melhor esteticamente. O vaso utilizado tem sempre de ser espec√≠fico para Bonsai, pois s√≥ estes re√ļnem as caracter√≠sticas f√≠sicas e qu√≠micas indispens√°veis a manuten√ß√£o e sobreviv√™ncia da planta.

Tendo em conta que regra geral a planta ainda se encontra no solo original, aconselhamos a transplantar o seu Bonsai na próxima época de transplante a seguir a sua aquisição.

Embora possa parecer complicado, o transplante quando realizado por uma pessoa experiente e em uma planta saudável, é um processo praticamente sem riscos.

Após ter transplantado o seu Bonsai durante aproximadamente um mês deve-se:

- Protegê-lo do sol direto nas horas de maior calor;

- Protegê-lo dos ventos fortes;

- Redobrar a atenção com a rega, não permitindo que a planta passe por longos períodos de sede, mas deixando a camada superficial do solo secar ligeiramente entre regas, para que as raízes da planta possam respirar e não apodreçam por excesso de água;

- Interromper o processo de adubação, só iniciando quando a planta demonstrar ter recomeçado o seu normal crescimento (nunca começar a adubar antes de decorridos 30 dias);

Aqui vemos um vídeo tutorial de como fazer o transplante.

Uma dica bem legal é usarmos uma pá para pegar o substrato, podendo assim ir controlando a quantidade do mesmo.

Aqui mostro um vídeo onde se pode fazer uma, usando material reciclável

 

24 Coment√°rios

  1. queria saber c posso transplantar e fazer uma poda meio que radical no meu bonsai ao mesmo tempo??

  2. Ola, antes de tudo parabens acompanho os videos e dicas , ta de parabens !

    minha duvida é a seguinte:

    no caso do ficus posso fazer poda das raizes incluindo a pivotante no inicio do inverno , e apos a poda da pivotante devo impermeabilizala ou colocar cicatrizante?

  3. Ola Mac em primeiro parabéns pelo site e por estar me ajudando muito com seus videos, pois comecei agora nessa atividade de cuidar de bonsai.
    Mais estou com um problema gostaria de mandar duas fotos dos bonsai que tenho para saber a especie deles, em um vaso tenho dos e gostaria de uma opini√£o se tenho que fazer o transplante de alguma.

    Por favor me responda no meu e-mail webnando17@hotmail.com para que assim possa mandar as fotos para vc me ajudar.

  4. Ol√° Mac eu de novo… rsrsrrs
    Gostaria de uma ajuda vou comprar um Jabuticabeira e vou montar deste o zero e gostaria de saber qual tipo de mistura de terra e etc que tenho que usar para essa planta?
    E se essa época é ideal para fazer este transplante.
    Irei usar um vaso raso próprio para Bonsai e decorar com miniaturas.

    E estarei mandando as fotas, mais j√° descobri os nomes, mas quero que de uma olhada para me ajudar se a necessidade e retirar uma do vaso que tem duas.

    Deste já muito obrigado pela atenção.

  5. e outra coisa me indique um site para comprar os produtos que vc sempre recomenda.

    Grato

  6. Alessandro Trindade

    Transplantei meu jacar√© hoje para um escorredor notei que o mesmo tinha poucas ra√≠zes √© aconselh√°vel molhar com horm√īnio enraizador.

    • Mac Donald Fernandes

      Alessandro.. desculpe a demora mas s√≥ vi agora seu coment√°rio… √Č altamente recomend√°vel usar sim logo no mesmo dias que vc transplanta.. depois n√£o adianta mais.. ab√ß

  7. Sou inciante e comprei uma muda de acem palmatum e uma de pinehiro negro, para o palmatum eu vi que a terra deve ser cascalhos de areia60% condicionador de solo (30%) e argila refr√°taria (10%) entao eu nao sei o que a argila refrataria e nem o condicionador de solo… poderia me ajudar? e no caso do pinehiro negro irei preparar a terra sendo cascalhos de areia, terra preta, lascas de telhas conforme seu video + substratos ( o que sao esses substratos?) as 2 mudas ainda estao nos vasos que vieram… queria saber qunado posso inicar esse falso transplante, e apos ter feito quanto tempo deixo longe do sol direto e posso adubalos? sei que sao muitas perguntas mais eu posso inciar ?

  8. Olá, sou iniciante, adquiri um ficus, mas notei que esta com mais ou menos 70% de raiz, quase sem substrato qual a melhor época pra transplante dele?

    • Mac Donald Fernandes

      Gilson… Ficus √© bem resistente meu velho.. aqui no Brasil pode-se fazer transplante o ano todo.. mas n√£o recomendo fazer no ver√Ęo pra aumentar as chances de vida da planta… Se prepare pra fazer transplante todo ano..rs.. essa bichinha enraiza muito.. ab√ß

  9. Olá tudo bem? Como devo proceder na adubação obrigado!

  10. Olá MAC em primeiro lugar deixe me dar lhe os parabéns pois o seu site e os seus vídeos são muito bons. Sou uma iniciante nesta arte e ontem transplantei uma Carmona com 10 anos e disseram me para adubar com Bio Bonsai logo na primeira rega, fiz mal?
    http://www.luso-bonsai.com/produto.php?id=634

    • Mac Donald Fernandes

      Suzana. N√£o recomendo adubar logo na sequ√™ncia n√£o.. mata as ra√≠zes novas que v√£o ser formar. Por isso devemos esperar uns 40 dias.. mas se j√° est√° feito agora √© esperar e ver o que acontece.. tomara que a planta se recupere bem… ab√ß

  11. juliana schneider

    Oi gostaria de saber com posso fazer um bonsai do zero comecei por impulso comi umas pitangas e sua semente tava brotando eu coloquei em um vaso de flor e elas brotara.
    Isto ja faz um ano e meio as plantas est√£o com mais ou menos uns 15 cm como posso fazer com que elas se transformem em um bonsai. POR FAVOR ME AJUDE!!!!!!! Preciso saber o que fazer.

    • Mac Donald Fernandes

      Juliana… pensando nesta resposta vou publicar um v√≠deo falando espec√≠ficamente do assunto… mas se quiser saber um pouco mais sobre a pitangueira, tem um v√≠deo falando sobre galho de sacrif√≠cio..d√° uma procurada no youtube que vc vai entender certinho. √© assim que se come√ßa a formar um Bonsai.. deixa crescer e depois corta.. ab√ß

      • C√°ssio Eberle

        Mac, eu sei que este n√£o √© o lugar correto para esse tipo de atividade…Mas n√£o consigo me cadastrar no f√≥rum e queria muito sabe a esp√©cie de uma muda que ganhei,ent√£o, tive que mandar por mensagem no Facebook…
        Se possível, gostaria muito da tua ajuda para a identificação da planta.Abraço, curto demais o teu trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>