Você está aqui: Home / Adubação de Bonsai

Adubação de Bonsai

Adubação
‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚ÄĒ‚Äď

O QUE √Č ADUBA√á√ÉO E PARA QUE SERVE ?

Adubar uma planta, é fornecer matérias primas nutrientes para que a mesma possa usar no processo da fotossíntese, e produzir o seu alimento. A planta, como qualquer outro ser vivo, têm de se alimentar e isto acontece a partir do processo de fotossíntese.

Quando adubamos uma planta, nada mais estamos fazendo que colocar um estoque de mat√©rias primas nutrientes dispon√≠veis no solo, para que a mesma possa usar no processo da fotoss√≠ntese e conseq√ľentemente produzir o seu alimento.

Adubar rotineiramente uma planta, proporciona à mesma uma resistência às pragas e doenças e mantém uma aparência vigorosa e saudável.

O QUE √Č A FOTOSS√ćNTESE ?

Fotossíntese é uma palavra comum e as pessoas acham que sabem o que é. A grande maioria, talvez 90% delas, acham que as plantas fazem fotossíntese para produzir oxigênio.

Fotoss√≠ntese √© um processo qu√≠mico realizado pelas plantas, para transformar mat√©ria mineral em mat√©ria org√Ęnica, que √© a base de sua alimenta√ß√£o. No processo da fotoss√≠ntese as plantas transformam aqueles minerais nutrientes dispon√≠veis no solo em um tipo de a√ß√ļcar que utilizam para se alimentar.

Agora at√© da para entender porque as abelhas retiram o ‚Äúmel‚ÄĚ das plantas. Todo mundo sabe disso, mas nunca pararam para pensar porque as plantas produzem ‚Äúmel‚ÄĚ ou porque t√™m liquido doce nas plantas.

MAS QUE MINERAIS SÃO ESTES ?

Estes minerais são inteiramente naturais e retirados da própria natureza. Muitos destes produtos vem do ar, solo ou de rochas e o processo de fabricação ou refinamento nada mais é que uma seleção, separação ou concentração das partes nutrientes destas rochas ou solos, brutos.

O que √© muito interessante √© ouvir bravatas sobre o assunto, como por exemplo: ‚Äúeu produzo hortali√ßas de uma forma inteiramente natural, eu n√£o uso adubos qu√≠micos, eu n√£o uso a qu√≠mica, eu fa√ßo um cultivo estritamente org√Ęnico, o meu produto √© natural e mais saud√°vel‚ÄĚ

Parece que estas pessoas n√£o entendem nada sobre o assunto, pois na mat√©ria org√Ęnica usada para fertiliza√ß√£o destas ‚Äúculturas org√Ęnicas‚ÄĚ, existem ou contem tamb√©m, alguns minerais nutrientes usados pelas plantas para produzir o seu alimento e o uso de fertilizantes industrializados n√£o √© nenhuma ‚Äúqu√≠mica mal√©fica‚ÄĚ, s√£o totalmente naturais, extra√≠dos da pr√≥pria natureza.

O cultivo de hortali√ßas exige de muito pouco minerais nutrientes, pois as mesmas s√£o basicamente constitu√≠das de √°gua. ‚Äď Por exemplo, uma folha de alface tem mais de 90% de √°gua. ‚Äď Agora, quando conseguirem uma alta produtividade na cultura do milho e outros cereais, usando apenas aduba√ß√£o org√Ęnica, a√≠ com certeza concordarei com estas pessoas.

A mat√©ria org√Ęnica apresenta pouca quantidade de minerais nutrientes e √© suficiente para as hortali√ßas que s√£o constitu√≠das basicamente de √°gua. J√° a cultura do milho, requer grande quantidade de minerais nutrientes, sendo necess√°rio incorpora-los ao solo, tendo em vista que nossos solos n√£o cont√©m quantidades adequadas destes.

Os minerais nutrientes s√£o divididos em duas categorias: Macro e Micro nutrientes.

MACRO NUTRIENTES:

Nitrogênio N

Fósforo P

Pot√°ssio K

Este é o famoso N.P.K. E é como se fosse o arroz, o feijão e carne das plantas e são usados em maior quantidade pelas mesmas.

Aonde age cada um destes Macro Nutrientes na planta?

Basicamente podemos dizer que:

O Nitrogênio (N) tem ação na parte verde da planta ou seja, favorece a brotação, faz com que sua planta fique repleta de folhas, com um verde saudável e vivaz.

Já o Fósforo (P) estimula e favorece a floração e frutificação.

E por fim, o Pot√°ssio (K), est√° relacionado com quase todas as fun√ß√Ķes fisiol√≥gicas que ocorrem dentro da planta. Na fotoss√≠ntese determina maior utiliza√ß√£o de luz e serve como catalisador para muitas das rea√ß√Ķes enzim√°ticas das c√©lulas vegetais. Favorece de maneira geral a tudo que acontece na planta, principalmente em suas ra√≠zes, caules e ramos.

COMO ESCOLHO UMA FORMULAÇÃO DE ADUBO PARA AS PLANTAS?

Os adubos são compostos de diversos minerais e no seu rotulo, vem especificado as quantidades ou porcentagens destes. Existem formulas tradicionais de adubos como por exemplo: N.P.K. 4.14.8. significa que este adubo contém 4% de (N) Nitrogênio, 14% de (P) Fósforo e 8% de (K) Potássio.

Na f√≥rmula acima podemos observar que as quantidades de F√≥sforo (P) s√£o maiores e isto significa que este adubo pode atuar nas defici√™ncias de flora√ß√£o e frutifica√ß√£o. Ent√£o se voc√™ est√° tendo algum problema de flora√ß√£o ou frutifica√ß√£o, voc√™ deve usar uma formula√ß√£o de adubo que seja ‚Äúcarregado‚ÄĚ de F√≥sforo.

Ao passo que se voc√™ precisar de atuar no verde da planta, nas suas folhas, voc√™ deve usar uma formula√ß√£o ‚Äúcarregada‚ÄĚ de Nitrog√™nio (N) como por exemplo: N.P.K. 15.8.8. ‚Äď Ou usar o salitre do Chile que cont√©m apenas Nitrog√™nio, na faixa de 15%.

Com estas orienta√ß√Ķes, voc√™ n√£o precisa mais cair nas armadilhas de vendedores, ou de r√≥tulos que cont√©m informa√ß√Ķes indevidas ou enganosas. N√£o √© nenhuma surpresa encontrarmos adubos que prometem mais flores para sua planta e o mesmo vir ‚Äúcarregado‚ÄĚ de Nitrog√™nio (N) em sua f√≥rmula.

Neste caso, um adubo ‚Äúcarregado‚ÄĚ de Nitrog√™nio (N) vai favorecer ou estimular a parte verde da planta, e muitas vezes prejudicando a flora√ß√£o ou frutifica√ß√£o. Se voc√™ est√° tendo problemas de flora√ß√£o ou frutifica√ß√£o, voc√™ deve usar um adubo que seja ‚Äúcarregado‚ÄĚ em F√≥sforo (P).

Adubos ‚Äúcarregados‚ÄĚ em Nitrog√™nio (N) ou seja, o percentual do mesmo √© maior do que os outros nutrientes, atuam na parte verde da planta e os adubos ‚Äúcarregados‚ÄĚ em F√≥sforo (P) atuam na flora√ß√£o e frutifica√ß√£o.

Saiba tamb√©m que quando voc√™ usa um adubo ‚Äúcarregado‚ÄĚ de Nitrog√™nio, voc√™ desfavorece a flora√ß√£o e a frutifica√ß√£o. Voc√™ deve usar as f√≥rmulas de acordo com as suas necessidades.

Se sua planta est√° ‚Äúfuncionando‚ÄĚ normalmente, voc√™ deve usar uma formula de adubo b√°sica, equilibrada em todos seus componentes ou nutrientes, exemplo: N.P.K. 10.10.10. ou N.P.K. 20.20.20. ou N.P.K. 09.08.08 ou 06.08.06 etc. Note que os percentuais de nutrientes s√£o semelhantes em suas quantidades.

MAS QUANTO DE ADUBO EU COLOCO NA PLANTA? EM QUAL FREQÜÊNCIA?

Agora que voc√™ j√° entendeu um pouco sobre os adubos, quando for comprar, a primeira coisa que voc√™ deve fazer √© analisar a sua formula ou o seu conte√ļdo, saber quanto tem de percentagem de cada nutriente e se determinado adubo vai satisfazer suas necessidades. A partir da escolha do produto voc√™ dever√° ler as instru√ß√Ķes de uso, onde estar√° citado qual a quantidade a ser usada, de que forma usar e em qual freq√ľ√™ncia.

Obs.: Voc√™ nunca deve alterar as quantidades e nem a freq√ľ√™ncia de uso dos adubos, pois a aduba√ß√£o em excesso pode causar enormes preju√≠zos ou a morte da planta.

Por serem de custos baixos e sendo seu uso em pequenas quantidades, as pessoas costumam serem generosas com as plantas: ‚Äú‚Ķcustou barato, e eu n√£o gosto de mis√©ria. Vou caprichar para voc√™ minha plantinha querida‚ÄĚ. A√≠ √© que a vaca vai pro brejo mesmo. Excesso na aduba√ß√£o, pode matar a sua planta. (N√£o era t√£o querida assim‚Ķ)

MICRO NUTRIENTES

São dez no total e como o próprio nome sugere, são usados em pequenas quantidades pelas plantas. Sua ação nas mesmas é muito variada, participam de todo complexo fisiológico das plantas.

Normalmente os solos são auto suficientes em relação a estes minerais. E você não precisa se preocupar com o uso dos mesmos. Se você estiver escolhendo um adubo e o mesmo contiver também micro nutrientes é sinal de que este produto é mais completo do que um adubo que não os contem.

Micro Nutrientes Principais:

Cálcio, Magnésio e Enxofre.

Micro Nutrientes Secund√°rios:

Cobre, Ferro, Manganês, Zinco, Boro, Cloro e Molibdênio.

PORQUE SE TÊM QUE ADUBAR SEMPRE ?

Quando voc√™ prepara uma ‚Äúterra‚ÄĚ para plantar em um vaso, a mesma pode estar rica em nutrientes. Passado algumas semanas, estes nutrientes tornam-se escassos ou inexistentes nesta terra, devido ao seu uso pelas plantas e por perdas naturais (lixivia√ß√£o). √Č por esta raz√£o que voc√™ tem que fazer aduba√ß√£o freq√ľente. √Č como se estivesse ‚Äúfazendo o supermercado das plantas‚ÄĚ, mas sempre de acordo com as orienta√ß√Ķes contidas no r√≥tulo do produto.

QUANDO NÃO ADUBAR ?

A ‚Äď No per√≠odo que compreende os m√™s de maio √† 15 de julho. Neste caso o per√≠odo de descanso das plantas est√° sendo respeitado.

B ‚Äď Pouco antes e depois da flora√ß√£o. Se se incrementa o crescimento vegetativo a partir de aduba√ß√Ķes, a planta perderia os bot√Ķes florais. Uma vez que se tenha aparecido os frutos, pode come√ßar de novo com o processo de aduba√ß√£o

C ‚Äď Logo ap√≥s transplantar e cortar ra√≠zes, √© necess√°rio que o sistema radicular se regenere. Espere para adubar ap√≥s 4 semanas.

ADUBA√á√ÉO ORG√āNICA:

At√© ent√£o falamos de aduba√ß√£o mineral e agora vamos tratar e conhecer um pouco de aduba√ß√£o org√Ęnica. √Č interessante lembrar que para dentro de uma planta s√≥ entram √°gua e minerais, para que ent√£o colocar mat√©ria org√Ęnica ou ‚Äúcoc√ī de vaca‚ÄĚ para as plantas?

QUAIS AS FUN√á√ēES DA ADUBA√á√ÉO ORG√āNICA ?

Quando incorporada ao solo, a mat√©ria org√Ęnica ou estercos diversos, estar√°:

A ‚Äď Deixando o solo mais fofo e evitando sua compacta√ß√£o;

B ‚Äď Retendo uma maior quantidade de umidade no solo;

C ‚Äď Tornando as plantas mais resistentes √† pragas e doen√ßas;

D ‚Äď Fazendo que as plantas absorvam melhor os nutrientes minerais;

E ‚Äď Melhorando a estrutura f√≠sica do solo possibilitando um melhor desenvolvimento das ra√≠zes de sua planta;

F ‚Äď Alimentando uma s√©rie de organismos, desde a minhoca a bact√©rias diversas.

PARA QUE DAR ‚ÄúCOMIDA A ESTES BICHOS‚ÄĚ ?

Certa vez uma cliente adquiriu uma planta minha e passados alguns dias, me ligou dizendo que varias minhocas haviam sa√≠do do vaso e estavam passeando por sua sala. ‚Äď ‚ÄúCelso o que est√° acontecendo? O que fa√ßo‚ÄĚ ?

Resp.: Amarre a sua planta no vaso porque é possível que ela vá fugir também. (As fugas estavam ocorrendo pelo o fato de se estar regando em excesso a planta, mantendo a terra constantemente encharcada.)

A minhoca é um ser benéfico para os solos e para as plantas. Quando existentes no solo é sinal de que o mesmo está adequado para elas e estando adequado para as minhocas estará adequado para as plantas.

A minhoca torna o solo mais arejado devido as galerias que as mesmas fazem quando de sua movimenta√ß√£o dentro deste. Elas aceleram o processo de humifica√ß√£o da mat√©ria org√Ęnica pelo fato de se alimentarem desta. Quando a mat√©ria org√Ęnica passa pelo seu trato digestivo, a mesma sai em forma de fezes, enriquecida de alguns minerais ben√©ficos √†s plantas.

‚ÄúCerta vez li uma reportagem que dizia que na Austr√°lia, as pessoas usavam um m√©todo de avaliar os solos f√©rteis para compra, de acordo com a quantidade de minhocas que encontravam por metro quadrado.‚ÄĚ

Solo habitado por minhocas, √© sinal de que o mesmo tem propriedades f√≠sicas adequadas √† elas e para as plantas tamb√©m. S√£o ricos em mat√©ria org√Ęnica, tem umidade e temperatura na medida certa.

E PORQUE DEVO ALIMENTAR AS BACT√ČRIAS ?

As bact√©rias tamb√©m se alimentam de mat√©ria org√Ęnica e quando as alimentamos proporcionamos um aumento das mesmas no solo. Elas melhoram a estrutura f√≠sica do solo e o motivo principal √© que as mesmas retiram o Nitrog√™nio do ar e fixam no solo ou, diretamente nas ra√≠zes das plantas.

E j√° sabemos que o Nitrog√™nio tem fun√ß√£o direta na parte verde das plantas ou seja, na sua folhagem. Portanto, um solo rico em mat√©ria org√Ęnica, √© rico tamb√©m em organismos ben√©ficos √†s plantas, que por sua vez aumentam a quantidade de Nitrog√™nio dispon√≠vel no solo, tornando suas plantas lindas e saud√°veis.

EU PRECISO FAZER ADUBA√á√ÉO ORG√āNICA FREQ√úENTEMENTE ?

No caso de jardim ou de plantas em vasos grandes, voc√™ deve fazer uma aduba√ß√£o org√Ęnica a cada 60 dias pelo menos. Voc√™ deve colocar uma camada de esterco de 01 a 02 cm de espessura ou 20 litros de esterco por metro quadrado de canteiro de jardim.

Chamamos esta providencia de adubação de cobertura e neste caso você não precisa se preocupar se o esterco está ou não curtido.

No caso do BONSAI, voc√™ n√£o precisa fazer incorpora√ß√£o de mat√©ria org√Ęnica ou esterco ao solo deste, pois fazemos uma mistura de terra extremamente rica em produtos org√Ęnicos.

Voc√™ pode fazer uso de Torta de Mamona e Farinha de Ossos, encontrados em casa de produtos agr√≠colas (‚ÄúCasa do Fazendeiro‚ÄĚ). ‚Äď Lembramos mais uma vez que voc√™ deve seguir as orienta√ß√Ķes contidas no r√≥tulo destes produtos.

FIZ ADUBAÇÃO MINERAL EM EXCESSO. E AGORA O QUE FAÇO?

Regue copiosamente a planta ou a mergulhe num tanque com água, de forma que o excesso de adubo se perca por lixiviação. (Lavagem da terra) Esta providencia pode ser eficaz mas não é totalmente garantida. Tem de torcer e esperar que não haja maiores problemas ou morte da planta.

Texto retirado da internet e daptado ao site.

26 Coment√°rios

  1. Minha bonsai acabou pegando essa praga(http://interessespessoais.com/jardim/pragas-no-bonsai-piolho-farinhento-ou-mosca-branca/), pesquisei em diversos foruns e blogs, acabei me confundindo.
    Gostaria de um auxilio seu, o que faço para combater esses bichos.

    • Mac Donald Fernandes

      Cara desculpe a demora.. s√≥ vi seu coment√°rio agora… Tb estou sofrendo com esse bichinho a√≠.. assim que descobrir te mando a resposta.. mas pelo visto vai ter que ser r√°pido, pois tenho uma jabuticabeira sofrendo demais com esse bicho a√≠.. abra√ß√£o

  2. Adriano Breunig Seifert

    Boa tarde Mac Donald Fernandes,muito bom seu site,e seus videos ent√£o nem se fala,est√£o me ajudando muito.
    Sempre gostei de bonsai,e no ano passado comecei a plantar sementes de plantas que acho que ficariam muito legais como bonsai,tenho que aprende muito,mas quero agradece por ter pessoas como tu que ajudam leigos como eu,as perguntas s√£o muitas mas a cada video que vejo vo aprimorando meus conhecimentos.
    Mais uma vez obrigado e vamos ver como vou me sair neste novo rob!
    Um abraço!

  3. gostei muito das dicas

  4. posso adubar e aramar na mesma primavera? se puder, qual o intervalo de tempo na mesma estação? agradeço desde ja

    • Mac Donald Fernandes

      Poder até pode, mas quando eu aramo evito adubar pq o interessante é não deixar marcas no tronco e a adubação acelera o crescimento.. abraço

  5. Muito legal as dicas. Certam ente ser√£o √ļteis nos meus trabalhos.

  6. Vi um v√≠deo do autor desse blog, no youtube, no qual ele adquiria dois troncos de AZAL√ČIA, da casa de uma pessoa que iria construir uma garagem. gostaria de saber como ficou os troncos, se puderam ser aproveitados, se foram trabalhados ou se foram trabalhados… realmente estou curioso para saber!

    • Mac Donald Fernandes

      Jo√£o…. Publiquei um v√≠deo desta planta ontem… Faz pouco mais de um ano que a coletei e por enquanto ainda n√£o trabalhei nela, pois estou esperando se recuperar…. D√° uma olhadinha l√° no nosso canal do Abc do Bonsai no Youtube e procuro por surpresa no meu viveiro.. vai ver um v√≠deo desta planta… abra√ß√£o

  7. E a borra de caf√© como adubo??? √Č bom???

  8. Parabéns pelo Trabalho. Fã já virei, agora vou tentar virar discípulo.

    Abraço

  9. Ol√°, boa noite!
    tenho um bonsai de ip√™, uma muda jovem. E fiz aduba√ß√£o em todos os meus bonsais, usei um adubo 08-09-09 fertilizante mineral misto para bonsai. Aconteceu que eu fiz a aduba√ß√£o num dia no final da tarde e no outro dia a tarde o ip√™ ficou com todas as folhas pretas, e estava todas verdinhas… As demais plantas como a Tuia, Ulmus, Pitanga ficaram normais. Usei uma colher de ch√° para cada vaso… O que pode ter acontecido com o Ip√™! Algu√©m pode me ajudar. Obrigado.

  10. Mec quanto vai ter videos novos ?

  11. Olha eu de novo. Posso usar osmocote mesmo em mudas? No caso tenho uma de shimpaku.

  12. posso adubar com adubo de minhoca conhecido como h√ļmus? e tem que misturar com terra? eu sou do rio grande do norte nordeste o clima pode prejudicar o bonsai ou planta

    • Mac Donald Fernandes

      Thiago.. aqui no site tem uma p√°gina falando exatamente do seu clima, se chama como cuidar de um bonsai no norte e nodeste. Vai ajudar vc em todas suas d√ļvidas… Quanto ao h√ļmus de minhoca nunca utilizei em minhas plantas, mas muita gente que j√° usou gostou… Vale a tentativa… Fazer mal acredito que n√£o fa√ßa… abra√ß√£o

  13. responda po favor irei ver toda semana se vocer respondeu

  14. Edilson da Silva Sales

    Parabéns Mac,
    Todos os vídeos e comentários
    S√£o muito bons e did√°tico!
    Sou iniciante!
    J√° estou fazendo e realizando
    Meus sonho”fazer meus pr√≥prios bonsai”.
    Valeu!!!!! Sou seu seguidor.
    Abraco.

  15. gerson fernandes camacho

    Mac posso usar torta de mamona e esterco de galinha no lugar da farinha de ossos?

    E aproveito para parabeniza-lo pelo canal e o site, s√£o de grande ajuda para pessoas como
    eu que est√£o engatinhando no mundo do bonsai.

    Valeu mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Encontre-nos no Facebook

Social