Você está aqui: Home / Como Fazer Um Tronco Sinuoso com Shari em seu Bonsai

Como Fazer Um Tronco Sinuoso com Shari em seu Bonsai

Técnica para ser usada em coníferas jovens e saudáveis.

Deixe alguma folhagem no topo e comece a dividir do ponto (A) até o ponto (B), removendo aproximadamente metade ou mais do tronco, assim aumentado à flexibilidade e criando um belo shari, sempre lembrando que devemos respeitar os canais de seiva:
Imagem

Não continue a divisão até o solo, porque qualquer cicatriz dentro ou próximo ao substrato, poderá se deteriorar rapidamente caso não seja tratada adequadamente. Deixe a base como é, e não aplique nenhum tipo de pasta cicatrizante:
Imagem

Envolva completamente o tronco com r√°fia para prote√ß√£o, mas n√£o as ramifica√ß√Ķes. Use um arame grosso ao longo da √°rvore, como no desenho, dando ao tronco uma base para tor√ß√£o. Tente torc√™-lo desigualmente para fazer parecer o mais natural poss√≠vel. Ainda n√£o arame completamente a arvore, s√≥ o tronco principal, para que possa torcer o tronco livremente:
Imagem

Depois de aramado e torcido, deixe a árvore crescer até que os arames fiquem apertados. Se os arames começarem a marcar, retire-os, caso seja necessário ainda, torne a aramar.
Imagem

Fim da educação do tronco principal. Aramar e moldar todo o restante da árvore
Imagem

Imagem

Desconheço a fonte da informação. Encontrei isto num ficheiro doc partilhado sem qualquer referência.

10 Coment√°rios

  1. qual especie de bonsai que você me indica como iniciante

  2. bom de maissssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  3. Ola Mc, assisti v√°rios dos videos que voc√™ fez e gostei bastante dos temas tratados. Quero iniciar na arte do bonsai tinha muitas d√ļvidas que foram esclarecidas com seus v√≠deos. Parab√©ns! O material ta bem objetivo e de f√°cil entendimento ate para quem n√£o entendia nada (como eu) sobre bonsai. Gostaria de saber um pouco mais sobre o substrato, pois, pelos videos e materiais indicados para leitura aqui do seu site, ja vi que √© de suma import√Ęncia para a sa√ļde do bonsai. Tenho muita d√ļvida sobre como deixar o substrato mais alcalinno (calc√°reo), mais √°cido, e como adicionar minerais e outros elementos necess√°rios para cada esp√©cie. Pretendo cultivar um momiji (acer) e pelo que andei lendo sobre esse belo esp√©cie, ele √© mais dif√≠cil de cultivar e exige alguns cuidados extras. Se voc√™ puder me indicar materiais que tenham esse conte√ļdo, fico muito grata! Muito obrigada e parab√©ns pelo site!

  4. Bom dia, assisto todos os seus vídeos, e gosto muito do seu trabalho, sua ajuda vem me ajudando muito, gostaria de saber se todas as espécies aceitam essa técnica, e se você fará um vídeo sobre a mesma.
    Um abraço!

  5. O q impede o crescimento do bonsai??? So a poda da raiz??

  6. Luciano Alves Da Silva Filho

    MEC eu tenho muitas duvidas ,uma delas é o que da para fazer no outono além de adubar uma vez no mes fora isto. o que da para fazer ,principalmente com mudas ja citada antes por mim e veja eu ja assisti todos os seus videos e aguardando os proximos por favor me de uma luz para eu não fazer UMA M gigante com as minhas mudas. Responder,Como você ja falou tem que ter paciência.

  7. existe uma tecnica de bonsai que seja brincando como furar um galho pegar outro e enfia pelo furo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Encontre-nos no Facebook

Social