Você está aqui: Home / Tecnica Escorredor e Mamadeira

Tecnica Escorredor e Mamadeira

16.02.2005

Matéria escrita por:
Charles White
S√£o Paulo-SP
charles-bonsai@uol.com.br

Objetivo

Acelerar o desenvolvimento da planta, di√Ęmetro do tronco e estrutura de galhos, permitindo que o bonsai adquira o aspecto de √°rvore adulta em menor espa√ßo de tempo.

Esta técnica oferece várias vantagens em relação a plantar o bonsai no solo, entre elas:

  • permite alternativas sobre o melhor local para planta
  • maior controle dos substratos usados
  • melhor controle das aduba√ß√Ķes
  • mobilidade da planta para trabalhos de manuten√ß√£o
  • grande facilidade no replantio para o vaso final
PASSO A PASSO

Plantio no escorredor

  • Plantar o bonsai num escorredor pl√°stico, normalmente usado em cozinha, redondo e totalmente furado nas laterais e parte inferior.
  • Usar substrato com boa drenagem, preferindo granula√ß√£o entre 3mm e 5mm. Usar para isso os ingredientes mais acess√≠veis e baratos em sua regi√£o.
  • Funciona bem a composi√ß√£o de 70% de mat√©ria n√£o-org√Ęnica e 30% de mat√©ria org√Ęnica, ou varia√ß√Ķes pr√≥ximas disso.
  • Iniciar aduba√ß√£o 3 semanas ap√≥s o plantio.
  • Manter o escorredor em local arejado e com boa insola√ß√£o.

Preparação da mamadeira

  • Quando as ra√≠zes da planta come√ßarem a sair pela parte inferior do escorredor, est√° na hora de coloc√°-lo na mamadeira. Caso as ra√≠zes saiam antes pelos furos laterais, aguarde at√© que saiam pelos furos inferiores. Coloc√°-lo na mamadeira antes disso praticamente n√£o traz vantagens.
  • Usar como mamadeira uma bacia pl√°stica com di√Ęmetro perto de 50% maior que o do escorredor.
  • Fazer furos no fundo da bacia, o que fica bem f√°cil usando-se um ferro de solda de tamanho pequeno. Alguns furos na lateral inferior da bacia tamb√©m podem ser √ļteis.
  • Usar na bacia substrato rico em nutrientes. A mistura de 50% de terra comum e 50% de esterco animal bem curtido √© uma boa op√ß√£o.
  • √Č interessante adicionar areia grossa ou outros insumos para garantir uma boa drenagem.
  • Apoiar a bacia em suportes que a mantenham elevada o suficiente para permitir a livre drenagem.

Colocando o escorredor na mamadeira

  • O escorredor deve ser apenas apoiado no substrato da bacia.
  • Um importante motivo para n√£o se enterrar o escorredor, mesmo que parcialmente, √© manter seus furos laterais livres para que as ra√≠zes saiam e entrem em contato com o ar. Quando isto ocorre, as pontas das ra√≠zes secam, estimulando o surgimento de ra√≠zes capilares no substrato do escorredor, o que √© importante na √©poca do replantio final no vaso raso de bonsai.
  • Em locais mais abertos, sujeitos a ventos fortes, aliados a uma grande estrutura enfolhada, existe o risco do escorredor tombar. Para evitar riscos √† planta, √© recomend√°vel que, nestas condi√ß√Ķes, o escorredor seja amarrado na mamadeira. Arames de alum√≠nio se prestam bem para isso.

Adubação

  • O tempo que o bonsai ser√° mantido no conjunto escorredor/mamadeira depende das expectativas do bonsa√≠sta, por√©m, os resultados se tornam gradativamente mais vis√≠veis a partir do segundo ano. Assim, manter o bonsai neste tratamento de 3 a 5 anos n√£o √© imposs√≠vel, o que, por sua vez, nos recomenda manter um sistema de aduba√ß√£o adequado.
  • Neste processo, temos 2 n√≠veis de enraizamento, ou seja, as ra√≠zes do escorredor e as ra√≠zes da mamadeira, e os resultados ser√£o melhores se os adubarmos conforme suas exig√™ncias espec√≠ficas.
  • O substrato do escorredor deve ser adubado como um bonsai j√° no vaso definitivo, ou seja, aduba√ß√£o frequente e suave, exceto no inverno.
  • O substrato da mamadeira, uma vez que alimentar√° o sistema radicular maior, pode receber uma aduba√ß√£o um pouco mais forte.
  • Intercalar aduba√ß√£o org√Ęnica e qu√≠mica tamb√©m √© uma boa sugest√£o, tanto para o escorredor como para a mamadeira.

Trabalhos com o bonsai

  • Durante todo o per√≠odo que o bonsai permanecer na mamadeira, poder√° receber todos os trabalhos normais de manuten√ß√£o e est√©tica como poda de galhos, arama√ß√£o, desfolhamento, exceto, evidentemente, a poda de ra√≠zes.

Replantio final

  • Tendo atingido os resultados esperados, chegou o momento de replantar o bonsai no seu vaso definitivo.
  • O primeiro passo √© cortar as ra√≠zes que ligam o escorredor √† mamadeira.
  • Em seguida, retirar o torr√£o do escorredor e fazer a poda de ra√≠zes como num processo normal de replantio de vaso. Neste momento, deve ser mantida uma parte do substrato original, completando-se com substrato novo.
  • Ap√≥s replantado o bonsai no vaso final, voltamos aos cuidados conhecidos, ou seja, meia sombra e aus√™ncia de aduba√ß√£o por 3 semanas.

De volta ao objetivo

Ap√≥s toda esta ‚Äúapologia‚ÄĚ do escorredor e mamadeira, √© importante termos clareza do que esperar desta t√©cnica, e o que n√£o esperar!
Quando falamos do objetivo de acelerar o processo de desenvolvimento de di√Ęmetro de tronco e estrutura de galhos, estamos falando de um pr√©-bonsai, um bonsai, ou mesmo uma planta na qual visualizamos um bom potencial.
Esta técnica, entretanto, não é miraculosa a ponto de transformar uma mudinha sem as mínimas características definidas, num belo bonsai.

Fontes
Este resumo foi feito a partir de uma colet√Ęnea de informa√ß√Ķes junto a colegas bonsa√≠stas, pesquisas na internet, algumas experi√™ncias pessoais e, principalmente, atrav√©s de visitas, conversas e centenas de magn√≠ficos exemplos pr√°ticos, desenvolvidos por Osamu Hidaka, aplicando esta t√©cnica.

Exemplo √© um √Ācer tridente
Após 4 meses as raízes estão saindo do escorredor
Bacia com di√Ęmentro 50% maior que o escorredor
Ferro de solda
Furando a bacia
Para perfeita drenagem da água furar as laterais também.
Você pode adicionar algumas pedras no fundo para melhorar a drenagem.
Coloque a terra
Pronto colocamos o escorredor na mamadeira.

21 Coment√°rios

  1. olá mac sou um novo apaixonado por bonsais estou acompanhando seu canal e tamb estou dando umas olhadas em outros canais (até em espanhol) mas eu acabei comprando um bonsai de supermercado (muda) de uvaia apos visitar seu site vi o post sobre tal fiz a técnica de escorredor e mamadeira hoje dia 07/01/2013 estou com medo de perder a planta pois ja gosto muito dela tem alguma dica q possa me dar? ou alguma outra recomendação pro escorredor? desde ja obrigado.

    • Mac Donald Fernandes

      João. Se fosse minha utilizaria uma bacia grande, mas lembrando q a uvaia demora muito pra crescer até mesmo no chão. Vai ter q ter paciêcia. Abç

  2. Uma pergunta como devo adubar meus bonsai tenho varios estou perdendo o fio da miada,e os bonsai est√£o ficando desnutrido vc tem algo para me ajudar

  3. Olá Mac Donald Fernandes, sou do Rio de Janeiro e tenho algumas mudas com potencial para bonsai, elas estão em vaso comum (fundo), mas já com galhos desenvolvidos. Como procedo para por essas mudas na mamadeira? Devo podar antes os galhos ou faço a poda dos galhos depois do transplante para o escorredor/mamadeira?

    • Mac Donald Fernandes

      Isaías. Assim não consigo responder. Posta fotos da planta no nosso forum q fica mais facil. Abç.

      • Mac Donald Fernandes, comecei a ler as mat√©rias e os artigos e j√° estou entendendo melhor essa quest√£o. Na verdade tenho mudas frut√≠feras em vasos de pl√°stico com os galhos come√ßando a se desenvolver. Acho que o que importa √© que essas mudas estejam na mamadeira e eu posso ir podando para que o desenvolvimento da muda acelere. De qualquer forma postarei fotos no forum e estarei acompanhado as orienta√ß√Ķes sua e da galera. Obrigado cara!

  4. Primeiramente gostaria de parabenizar e agradecer pela iniciativa de fazer um site como esse, conheci hoje, li algumas coisas que v√£o me ajudar absurdamente…
    Sobre a etapa de plantio no escorredor, pode ser feito em qualquer clima ou qualquer estação do ano?

    Obrigado

    • Mac Donald Fernandes

      Danilo. O plantio de sementes pode ser feito em qualquer estação dependendo da espécie já o transplante para o escorredor aconselho q seja feito no inverno para garantir q a planta sobreviva. Abç

  5. coloquei um shimpaku em um vaso com pedriscos…..para “afinar” as raizes…..quanto tempo ele pode ficar nesse substrato…?

  6. eu posso usar h√ļmus de minhoca e areia de rio para fazer o subtrato da minha planta que comprei no mercado.

  7. Mac Donald Fernandes, para acelerar o desenvolvimento do tronco você considera mais adequada a mamadeira ou a bacia direto, sem a etapa do escorredor?

  8. Mac, Bom dia meu caro!!! Vou usar essa técnica na minha jabuticabeira que comprei no supermercado mas não ta na época de mudar ela de vaso então rola colocar ela no escorredor sem mecher no substrato e completar com cascalho de areia né! Forte abraço! =D

  9. Oi Mac, sou bem nova nesse assunto de bonsai (comprei o meu primeiro, uma Serissa, a 4 dias). Comprei essa Serissa no supermercado, e queria saber se seria melhor eu trocar ela de vaso ? Ela ainda √© bem novinha, e aparentemente tem bastante terra preta no vaso no qual ela est√°, e pelo que eu li ela n√£o gosta dessa terra. Ent√£o seria melhor eu coloca-la logo em uma bacia ou primeiro no escorredor ? E se eu puder , vou ter que fazer um falso transplante j√° que estamos no inverno, ent√£o quando eu fizer o falso transplante eu devo usar a Tiamina ? Ou n√£o pode usar o horm√īnio enraizador?
    Adorei seu site e seus vídeos, são ótimos mesmo, e me fizeram ficar ainda mais apaixonada por essa arte incrível!
    Obrigada.

  10. Boa noite, acabei de adquirir um bonsai, esses que vende em lojas de plantas e flores, esta com aquelas pedrinhas brancas e musgo, o que você indica pra mim fazer, não sei se tiro essas pedrinhas pra ter um controle da umidade, é preciso colocar outra terra, fazer alguma mistura o que eu vi parece que é aquela terra preta organica, não tem neuma mistura com area nada assim pra ajudar na drenagem, colocar em uma vaso maior sou iniciante nessa area queria muito a sua ajuda, muito obrigado.
    Boa noite…

  11. Quero parabeniz√°-lo pelo excelente trabalho, pois a arte do bonsai √© muito apreciada, porem muitos desistem por n√£o saberem cultiva-la e suas explica√ß√Ķes ajudam bastante n√£o somente no intuito de tirar d√ļvidas, mas tamb√©m em um incentivo enorme para que esse cultivo aumente cada vez mais. Rapaz, temos duas coisas em comum, ciclismo e bonsai, alem de cultivar a t√©cnica, eu tamb√©m andei muito de bike, mas n√£o profissionalmente, sou primo do Armando Camargo, o Pi√°, grande abra√ßos.

    • Mac Donald Fernandes

      Caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaacas… que bacana meu v√©io… o Pi√° √© um amig√£o meu pow… disputamos muitas provas juntos….. Se o ver manda um abra√ß√£o pra ele por favor…. um abra√ß√£o pra ti…

  12. √ďtimo site, √≥timo trabalho, √≥tima iniciativa, obrigado pela dica, estamos a√≠ acompanhando e divulgando tamb√©m!

  13. Ol√° Mac sou novo na arte do bonsai e te considero como um mestre e eu sou mero aprendiz,mas eu cometi o erro de comprar um “bonsai” de supermercado (um Juniperus Horizontalis) e queria saber qual o melhor substrato,o melhor vaso e o melhor lugar que devo colocar ele(a)?

    Desde já agradeço

  14. Muito obrigado Mc me exclareceu muitas d√ļvidas!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Encontre-nos no Facebook

Social