Você está aqui: Home / Técnicas de aramação do Bonsai

Técnicas de aramação do Bonsai

A aramação de um Bonsai ocorre quando você deseja definir melhor sua forma. Às vezes você quer abaixar algum galho, ou levantá-lo, direcioná-lo para outro lado. O arame é quem vai te ajudar a fazer isso, o ideal é que se use arames de cobre ou alumínio (por serem mais maleáveis), mas podemos utilizar outras técnicas também, como veremos abaixo.
Importante: Lembrem-se que quando decidirmos recorrer à técnica de aramar um Bonsai, não podemos esqueçer:
  • O arame deve ser constantemente vigiado, para evitar cortes e marcas no tronco ou nos galhos.
  • As √°rvores con√≠feras (pinheiros, tuias, jun√≠peros, ciprestes‚Ķ) devem ser aramadas no Inverno, mantendo o arame durante aproximadamente um ano.
  • As √°rvores dec√≠duas (macieiras, laranjeiras, limoeiros‚Ķ) devem ser aramadas no Ver√£o, mantendo o arame por tr√™s meses, ou seja, at√© ao Outono.
  • Uma vez retirado o arame, certifique-se que a √°rvore n√£o volte √† posi√ß√£o inicial. Se assim acontecer, pode voltar a usar a mesma t√©cnica no ano seguinte.

Dica: Se existirem marcas do arame na √°rvore, pode pint√°-las com vedante para cortes ou pasta selante.

Primeiro passo: Analise sua √°rvore, veja as op√ß√Ķes de galhos, √†s vezes n√£o √© poss√≠vel aramar todos os galhos que voc√™ quer, alguns podem j√° ser velhos e duros, e tentar aram√°-los pode resultar na quebra dos mesmos (um detalhe, √© poss√≠vel que voc√™ quebre um ou outro galho, n√£o fique com medo, √© normal nas primeiras vezes), outros podem ser muito jovens e mais f√°ceis ainda de quebrar. O ideal √© que voc√™ crie espa√ßo entre os galhos, o suficiente para que as folhas possam respirar melhor, mas n√£o tanto a ponto de ficar com grandes ‚Äúburacos‚ÄĚ no tronco.A arama√ß√£o deve ser feita em espiral, como nos exemplos abaixo:

Mas lembrem-se de só dobrar para dar forma após a completa aramação!

Escolhendo o calibre do arame
Conforme a necessidade você pode iniciar com um arame de calibre mais grosso e depois mudar o calibre conforme mostra este diagrama. Procure iniciar o arame mais fino sempre pela parte posterior; questão de estética apenas.
Aramando galhos
O diagrama sugere iniciar a aramagem do tronco para os galhos mais finos. Baseado no desenho as cores da primeira imagem, procure identificar o encaminhamento dos arames neste caso.
Iniciando a Modelagem
1. Enfie o arame no solo na parte de tr√°s do tronco.
2. Torça o arame em volta no tronco paralelo ao solo.
3. A partir dai procure trabalhar com um √Ęngulo de 45 graus conforme a figura.
4. Quando mais de um arame for necess√°rio devido a grossura do tronco trabalhe os dois juntos.
Neste √ļltimo exemplo, estamos usando o mesmo peda√ßo de arame para prender dois galhos, um servindo de √Ęncora para o outro, o que nos leva a outro detalhe: Apenas enrolar o arame em espiral, n√£o vai adiantar nada, √© preciso prender o in√≠cio do arame em algum lugar (e n√£o deixar o final pendurado tamb√©m), pode-se usar o tronco como ‚Äú√Ęncora‚Äú, a base do ‚ÄúY‚ÄĚ que as ramifica√ß√Ķes do galho fazem, ou at√© mesmo o pr√≥prio vaso, como no exemplo abaixo.

Outro detalhe. Segundo as normas est√©ticas do cultivo de bonsai, o correto √© n√£o cruzar arames. Se voc√™ for passar outro arame, por um lugar que j√° exista um, o segundo precisa seguir o movimento do primeiro. Pode acontecer disso n√£o ser poss√≠vel, algumas vezes, ent√£o ou voc√™ procura outro lugar para usar como √Ęncora, ou ent√£o quebra as normas est√©ticas. Veja bem, essas normas s√£o para bonsai em exibi√ß√£o, n√£o √© algo que precise ser seguido, cruzar arames n√£o vai matar o Bonsai, s√≥ n√£o vai deix√°-lo t√£o bonito quanto os que foram aramados seguindo as normas. A arama√ß√£o de um Bonsai √© um assunto bem extenso, vou dividir o post em duas partes ent√£o, para n√£o ficar t√£o cansativo de se ler. Outro detalhe importante √©:

N√£o esmague as folhas e n√£o estrangule o galho. O primeiro desenho √© a forma correta de se fazer, repare como as folhas est√£o esmagadas no segundo desenho, isso s√≥ prejudicar√° a planta. O arame √© s√≥ para ‚Äúeducar‚ÄĚ o galho (ou ramo,¬† como quiser chamar) e n√£o para torturar o Bonsai. √Č preciso fazer a arama√ß√£o com cuidado, como eu j√° disse anteriormente, sem quebrar os galhos ou machucar a planta, mas ao mesmo tempo voc√™ precisa ter a m√£o firme, e n√£o deixar o arame folgado. Basicamente √© isso, em espiral, com uma boa angula√ß√£o, sem esmagar as folhas e sem fazer malabarismos com o galho. O tempo de perman√™ncia dos arames varia de planta para planta, mas o ideal √© que n√£o ultrapasse 6 meses, mesmo que voc√™ tenha que remov√™-los e coloc√°-los no mesmo lugar, porque em 6 meses, √© normal que os galhos engrossem, assim como o tronco, e o arame pode acabar deixando marcas no galho/tronco, e voc√™ n√£o quer um Bonsai com essas marcas, certo? Pode ser que seu Bonsai j√° mantenha a posi√ß√£o que voc√™ definiu em seus galhos, com apenas 2 meses de arama√ß√£o, o tempo varia mais ou menos nessa faixa, de 2 a 6 meses. Como saber? Bom, se voc√™ achar que 2 meses j√° est√° de bom tamanho, retire os arames, se perceber que n√£o adiantou, coloque-os novamente. Ao remover os arames, use SEMPRE o alicate e¬† n√£o reutilize os arames, pois j√° foram deformados e voc√™ pode acabar machucando a planta ao tentar remov√™-los sem o alicate. Esqueci de falar, n√©? O di√Ęmetro dos arames.¬† Procure usar um arame que tenha metade do di√Ęmetro do ramo que est√° sendo aramado. Caso voc√™ coloque um arame muito fino, perceber√° que o galho n√£o ficar√° na posi√ß√£o que voc√™ quer. Pela pr√≥pria flexibilidade do arame, voc√™ conseguir√° ver quais ramos ele poder√° ‚Äúeducar‚ÄĚ. Vou colocar aqui mais um exemplo de arama√ß√£o, que √© feita utilizando um peso, para puxar o galho para baixo, algumas vezes √© melhor usar essa t√©cnica, ao inv√©s de se aramar o galho inteiro.

Muito cuidado ao usar essa t√©cnica, para n√£o colocar algo muito pesado e quebrar o galho. Outro detalhe importante, nunca deixe as pontas dos arames soltas, caso n√£o consiga enverg√°-las com as m√£os, corte as sobras com um alicate. Caso voc√™ deseje aramar um galho muito velho (e pouco flex√≠vel), utilize prote√ß√£o (r√°fia vegetal ou borracha), para n√£o machucar o Bonsai. A prote√ß√£o deve ser colocada entre o galho e o arame. Basicamente aramar √© isso, claro que existem formas mais agressivas de se ‚Äúeducar‚ÄĚ um galho ou tronco (inclusive aparelhos que mais parecem instrumentos de tortura), mas acredito que essas dicas iniciais sejam o suficiente para quem est√° iniciando na arte de cultivar Bonsai. Espero ter ajudado e sanado algumas d√ļvidas.

Neste vídeo vemos uma pequena explicação de como se iniciar na aramação de galhos dos Bonsai.

 

Matéria retirada da internet e adaptada ao site.

9 Coment√°rios

  1. Mei aprender aramação,só q eu tenho uma amoreira de 28cm (tipo estaca) posso passar ela para umaa bacia estou pardida ,na verdade ela foi tirada da arvore e plantada muda não sei como proceder

    • Mac Donald Fernandes

      Se ela estiver bem enraizada pode jogar na bacia sim.. Espere pelo menos um ano para aramar a bichinha…. um abra√ß√£o

  2. maria conceição

    Oi, gostaria de saber como enraizar galhos de plantas usando apenas √ĀGUA E HORM√ĒNIO ENRAIZADOR , colocar destro do recipiente transparente e esperar at√© 2 meses, sem ter que fazer alporquia, obrigado . Adoro os teus v√≠deos bem explicados e divertidos, deve ser maravilhoso conviver com voc√™, um beijo Lucia.

    • Mac Donald Fernandes

      Gostei da sua pergunta Maria.. vou at√© fazer um v√≠deo explicando direitinho.. mas n√£o √© assim como vc disse. Deixe os galhinhos mergulhados at√© 12 hs…. depois vc pega um vaso com areia de constru√ß√£o e espeta as estaquinhas l√°.. e espera enraizar…. um abra√ß√£o

  3. Fonseca - Tete - Mozambique

    Muito bom
    Very good
    mui bueno

    Gostei também do canto, ao fundo, dos pássaros , canário belga, papa-capim (tui tui zero zero), bem-ti-vi

    Parabéns

  4. oi gostei muito das suas esplicaçoes ja estou com duas plantas se transformando em bonsai uma tem 3 anos e a otra ta com 1ano e tres meses valeu

  5. Boa noite, eu estou plantando uma arvore( que não sei o nome) na semente, é vantagem ou não ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Encontre-nos no Facebook

Social